BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sexta-feira, 28 de junho de 2013

É Impossível Não Amar O Alentejo...


Um video que mostra o Alentejo com toda a sua vida e força.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Liliana Lavado E "O Diabo dos Anjos"



A Liliana procura novos Leitores-Beta para a nova versão do seu livro, "O Diabo dos Anjos". Quem quiser se candidatar siga o seguinte link: Liliana Lavado: Leitores-Beta.

Eu gostei da história original e acho que vocês também vão gostar desta versão, (acredito que sim). : )

Boas leituras!

Foto: Lc-Lavado

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Meu Portugal!



Hoje é Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Primeiro que tudo tenho a dizer que amo o meu país. Vermelho, verde e amarelo, sempre. Um país pequeno à beira mar plantado. Muito belo e ensolarado; embora o Sol continue a fugir para outras paragens.

Temos uma história invejável e rica. Um património rico; apenas debilitado, por falta de quem o devia cuidar e restaurar. Raízes que vão muito além dos feitos quinhentistas. De norte a sul as belezas naturais são fascinantes e eu só tenho pena de não o conhecer (ainda) bem, de lés, a lés.

Falar mal do meu país? Absurdo! O país não tem culpa de apesar de ser tão rico de tantas formas, não ser gerido igualmente pela riqueza mental. É que afinal a culpa de estarmos como estamos é, "Por causa do tempo e da chuva". Haja paciência que já foi mais...

Fiquem bem e aproveitem para apreciar um pouco mais Portugal. Pequeno em tamanho mas grande na alma das suas gentes.

Foto

sábado, 24 de março de 2012

Sonhos Sabem A Quê?


Por acaso os sonhos sabem a alguma coisa? Talvez saibam a pouco e quem sabe sejam doces...

A mente trabalha sempre, quer estejamos a sonhar com os olhos abertos ou bem fechados durante o sono. Os do sono são tantas vezes estranhos e dignos de um filme de Fellini. A mente imagina tanto que não se percebe e não se compreende. Os outros, são os que perseguimos e que pretendemos reais nas nossas vidas.

O bom nuns é deitar a cabeça no travesseiro e num sono solto "ver" o que nos agrada. O inverso, não tem graça. Talvez não sonhar com nada e dormir a noite toda num sono reparador; também seja divinal. Os outros podemos levar uma vida para os concretizar e com o passar da mesma são capazes de dar prioridade a novos sonhos; que se cruzam na nossa mente e no desejar.

Haverá alguns que são comuns a todos nós e sempre imutáveis. A felicidade e a saúde. O ter um emprego e que seja algum que nos dê alegria fazer. O ter um pé de meia para ter uma vida organizada para nós e para quem amamos. Poder usufruir das coisas básicas da vida e levá-la com dignidade. Se sobrar para alguma extravagancia, como viajar, consumir alguns bons quilómetros com o carro e outros gostos que nos fazem fugir da rotina e uma vida sem cor.

Os sonhos comandam a vida ou a vida comanda os sonhos? Não é por acaso que é o slogan aqui deste blog e desta que por aqui escreve.

Então, o sonhos sabem a quê?

Àquilo que cada um de nós deseja e idealiza. São a cereja em cima do bolo, tão desejada a ser saboreada. Há, devagar e docemente para que o sabor seja sentido, vivido e prolongado. Senão não tem graça. É pois!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O Diabo Dos Anjos


Aqui está um livro com uma capa fantástica! Não só a capa como o conteúdo. Nunca pensei que iria ficar agarrada ao livro, como fiquei. Aos poucos vai-nos conquistando...


A Sinopse:  Numa viagem a Itália que tem tudo para ser perfeita, um Livro transforma-se num desastre que trás anjos à Terra, um gato com estranho senso de humor, novas dores de cabeça para Henrique, mais loucura a Amanda e uma missão celestial que é apenas o início dos problemas para os dois. Henrique e Amanda nada têm em comum... excepto 17 anos das suas vidas selados com uma promessa de aventura.. Depois de oito anos de silêncio o acaso volta a juntar-lhes o caminho. Henrique olha com receio os dias fora das paredes seguras da Universidade e Amanda esvanece-se no tumultuo de um grupo de amigos problemático. É hora de viver a aventura e ambos encontram um no outro o pretexto que procuram para adiar decisões e contornar o futuro mas em troca recebem tudo o que não pediram e aprendem que o futuro é inevitável.


Foi realmente uma experiência nova e da qual gostei mesmo muito. Participar no projecto da Liliana C. Lavado, como leitor beta. Ficar na posse de um livro antes de ser publicado, ler e dar o meu parecer. O que mais me fascinou, o que achei mais credível ou não. Em pouco mais que dois dias li o livro todo e se demorei mais tempo foi devido "às armadilhas" ortográficas que me fizeram ficar ainda mais atenta à leitura e ao texto. Gostei do estilo de escrita da Liliana e da história muito imaginativa que ela criou. Aos poucos o livro vai se desenrolando e chega a um ponto em que somos constantemente bombardeados por novos dados, novas situações. Algumas mesmo inesperadas. Adorei a Haari e a Amanda. As minhas personagens favoritas.


Boa sorte para o livro Liliana. Esse eu vou querer ter na minha prateleira. Há, e venham muitos mais livros, cá estarei para opinar sobre os mesmos. :))

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A Sensibilidade Do Odor



Numa destas minhas idas à biblioteca procurei por livros que me chamassem à atenção, que me dissessem algo. Não tinha nenhum livro ou autor em mente. Queria um título, uma sinopse; algo que me despertasse o interesse. Se fosse um livro ou autor que nunca tinha ouvido falar, melhor. Queria descobrir outros mundos desconhecidos na leitura. Acabei por "tropeçar" neste livro: "Aroma" de Radhika Jha. Para já os aromas dizem-me muito, ou não fossem o meu sentido mais apurado. Para mais "O Perfume" de Patrick Süskind é o meu livro favorito. Foi-me ofertado há mais de dez anos.


O livro conta a história de Leeila uma jovem com raízes indianas. Obrigada a ir viver para Paris, com a morte do pai, a perda da loja da família e a venda da casa; onde sempre vivera. Leeila encontra um mundo tão distinto do seu. Obrigada por necessidade a aprender tantas coisas novas para si; torna-se uma "prisioneira" dos aromas. Os odores dançam nas suas narinas valsas de tantas formas. Convivem com cheiros fortes ou fracos; agradáveis ou desagradáveis, acres ou doces. Com mestria natural consegue tirar o melhor da junção dos mesmos. "Os aromas falam", a recordação olfactiva é intensa e são perceptíveis antes do olhar ou o toque. Podem criar uma imagem ainda mais poderosa antes de serem adquiridos; em perfumes, nas frutas, na culinária... Há alguns que não são tão agradáveis e um em especial; primitivo, selvagem, único que assusta Leela. Um que lhe tira a razão e a enche de medo, pânico e receio...


Agora, o melhor é lerem mesmo este livro desta escritora indiana. Não estejam à espera daquelas histórias dos filmes ou romances indianos. Desses também não sou apreciadora. Este livro foi uma agradável surpresa desde o início.


Este é o primeiro livro de Radhika Jha, que nasceu na Índia e viveu e estudou nos Estados Unidos e Paris. Foi publicado em 1999 e em 2001 em Portugal pela Dom Quixote.


Divirtam-se com os aromas e convivam com eles... 


Foto

domingo, 15 de janeiro de 2012

Picante


Picante... na comida e na vida.


Este livro li o ano passado e aqui no blog não cheguei a falar dele. Apenas algumas palavras no Facebook. São 6 histórias bem distintas e 6 mulheres que as escreveram. Em comum o picante como o ingrediente  principal nas suas histórias, surreais ou não; mas sempre com uma pitada original.


Confesso que para receitas, afrodisias ou não, o doce (chocolate); para mim será talvez mais eficaz. No entanto, na vida não haverá afrodisíaco mais poderoso do que a sugestão. O "ler" o amor nos olhos do outro. O fazer a comida com o coração. Irá sair sempre bem e conquistará a quem se destina. Por obrigação, não se vai longe em nada do que não, nos empenhemos por prazer de fazer e de o dar. Inventar, criar, sair da rotina; também ajuda.


Picante? Talvez um pouco, mas nada de abusar. Gosto muito mais de chocolate...


Gostei do livro e das histórias das 6 escritoras lusas que as "confeccionaram" muito bem. Um pequeno livro, ligeiro e irónico. Bom para nos fazer sorrir um pouco também...


P.S.: Lá voltei a falar de chocolate! Como diz uma amiga; "Tu és chocolatodependente". Talvez não tanto, mas pronto...


Foto