Numa destas minhas idas à biblioteca procurei por livros que me chamassem à atenção, que me dissessem algo. Não tinha nenhum livro ou autor em mente. Queria um título, uma sinopse; algo que me despertasse o interesse. Se fosse um livro ou autor que nunca tinha ouvido falar, melhor. Queria descobrir outros mundos desconhecidos na leitura. Acabei por "tropeçar" neste livro: "Aroma" de Radhika Jha. Para já os aromas dizem-me muito, ou não fossem o meu sentido mais apurado. Para mais "O Perfume" de Patrick Süskind é o meu livro favorito. Foi-me ofertado há mais de dez anos.
O livro conta a história de Leeila uma jovem com raízes indianas. Obrigada a ir viver para Paris, com a morte do pai, a perda da loja da família e a venda da casa; onde sempre vivera. Leeila encontra um mundo tão distinto do seu. Obrigada por necessidade a aprender tantas coisas novas para si; torna-se uma "prisioneira" dos aromas. Os odores dançam nas suas narinas valsas de tantas formas. Convivem com cheiros fortes ou fracos; agradáveis ou desagradáveis, acres ou doces. Com mestria natural consegue tirar o melhor da junção dos mesmos. "Os aromas falam", a recordação olfactiva é intensa e são perceptíveis antes do olhar ou o toque. Podem criar uma imagem ainda mais poderosa antes de serem adquiridos; em perfumes, nas frutas, na culinária... Há alguns que não são tão agradáveis e um em especial; primitivo, selvagem, único que assusta Leela. Um que lhe tira a razão e a enche de medo, pânico e receio...
Agora, o melhor é lerem mesmo este livro desta escritora indiana. Não estejam à espera daquelas histórias dos filmes ou romances indianos. Desses também não sou apreciadora. Este livro foi uma agradável surpresa desde o início.
Este é o primeiro livro de Radhika Jha, que nasceu na Índia e viveu e estudou nos Estados Unidos e Paris. Foi publicado em 1999 e em 2001 em Portugal pela Dom Quixote.
Debate à portuguesa
-
Imagem gerada por I.A.
Talvez a dimensão dos problemas de um país se veja pelas discussões mais
comuns nas pessoas do seu povo.
Frequentemente, em nar...
SALADA DE BACALHAU COM FEIJÃO BRANCO 🌿🫒
-
Prepare-se para saborear uma combinação irresistível de sabores e texturas
nesta deliciosa receita de salada de bacalhau com feijão branco, agrião
fresco...
Gregg Olsen - Não Contes a Ninguém [Opinião]
-
*Sinopse:* AQUI
*Opinião:* Esta obra suscitou-me imediata atenção por se tratar de um *true
crime*. Não conhecia, porém, a protagonista, pelo que segui p...
OSCARS 2020 - PREVISÕES
-
*OSCARS 2020 - PREVISÕES*
Digam o que disserem, este ano de 2019, que agora se premeia, foi um
excelente ano de cinema. Muitos e bons filmes, excelentes...
E os vencedores BiblioFilmes'14 Votação Júri são...
-
...finalmente anunciados hoje! (as nossas desculpas pela demora na
apresentação; mas foi feita antes do dia 23:) Lembramos que esta votação é
resultado das...
Joel G. Gomes: o site
-
Estimados seguidores, só para avisar que em breve irei mudar-me para novo
sítio. É só clicar na imagem.
[image: joelggomesfundo]
Check out this page in {0} translated from {1}translated fromOriginal:Translated:Automatic translation powered by Microsoft® TranslatorStart translatingStop translatingCloseClose and show original pageSelect
0 comentários:
Enviar um comentário