BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A Sensibilidade Do Odor



Numa destas minhas idas à biblioteca procurei por livros que me chamassem à atenção, que me dissessem algo. Não tinha nenhum livro ou autor em mente. Queria um título, uma sinopse; algo que me despertasse o interesse. Se fosse um livro ou autor que nunca tinha ouvido falar, melhor. Queria descobrir outros mundos desconhecidos na leitura. Acabei por "tropeçar" neste livro: "Aroma" de Radhika Jha. Para já os aromas dizem-me muito, ou não fossem o meu sentido mais apurado. Para mais "O Perfume" de Patrick Süskind é o meu livro favorito. Foi-me ofertado há mais de dez anos.


O livro conta a história de Leeila uma jovem com raízes indianas. Obrigada a ir viver para Paris, com a morte do pai, a perda da loja da família e a venda da casa; onde sempre vivera. Leeila encontra um mundo tão distinto do seu. Obrigada por necessidade a aprender tantas coisas novas para si; torna-se uma "prisioneira" dos aromas. Os odores dançam nas suas narinas valsas de tantas formas. Convivem com cheiros fortes ou fracos; agradáveis ou desagradáveis, acres ou doces. Com mestria natural consegue tirar o melhor da junção dos mesmos. "Os aromas falam", a recordação olfactiva é intensa e são perceptíveis antes do olhar ou o toque. Podem criar uma imagem ainda mais poderosa antes de serem adquiridos; em perfumes, nas frutas, na culinária... Há alguns que não são tão agradáveis e um em especial; primitivo, selvagem, único que assusta Leela. Um que lhe tira a razão e a enche de medo, pânico e receio...


Agora, o melhor é lerem mesmo este livro desta escritora indiana. Não estejam à espera daquelas histórias dos filmes ou romances indianos. Desses também não sou apreciadora. Este livro foi uma agradável surpresa desde o início.


Este é o primeiro livro de Radhika Jha, que nasceu na Índia e viveu e estudou nos Estados Unidos e Paris. Foi publicado em 1999 e em 2001 em Portugal pela Dom Quixote.


Divirtam-se com os aromas e convivam com eles... 


Foto

0 comentários: