BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

sábado, 16 de outubro de 2010

Espelhos: "Para Te Ver Melhor"


Um espelho serve para reflectir algo. Nos primórdios da nossa civilização, a água seria talvez o mais aproximado que existiria, com a "vista" da imagem.

Provavelmente terá sido também o espanto do que viam, não identificando de imediato de que a imagem seria sua. Imaginemos o quanto os habitantes da água sentiriam aos verem essas miragens na superfície. Poderiam observar sem serem vistos, somente e claro, se fossem águas límpidas.

Evoluímos e os espelhos foram então adoptados. Até hoje a imaginação tem os privilegiado, não sendo apenas um pedaço de vidro com revestimento, para passarem dos mais simples, aos mais adornados e imaginativos...

Nessa linha de imaginação, ou ainda com instintos oriundos dos nossos primatas, surgiu a vontade de ficar no lugar do peixe a observar os incautos na superfície. Sabemos que hoje é uma das estratégias utilizadas por predadores marinhos para apanharem as suas presas desprevenidas. Mas não somente eles...

Hoje podemos observar sem sermos notados, tudo pela criação dos espelhos chamados duplos. Com essa dupla função, quem se esconde por trás pode ver o que se passa do outro lado. Com dupla face, esses acessórios passaram de objectos de vaidade a objectos de espionagem. Nos filmes vemos cenas de suspeitos a serem interrogados, existindo um espelho entre eles e os policias, que estudam os seus movimentos, as suas acções, os avaliam, sem que o saibam. Nestes casos acho que se compreende e se justifica. Não é talvez o caso de excesso de dita "protecção" em lugares públicos, como vestiários e casas de banho. Onde está a privacidade? Pelo menos deveriam de se dignar a informar os clientes de tal manobra que passa de intenções de segurança a perversa. Afinal não é o que fazem com as câmaras de filmar e o famoso "slogan", "Sorria que está a ser filmado".

Para que conste, para protecção de possíveis vitimas de olhares mal intencionados, convém alertar para esta situação.

Como saber que um espelho é falso?

Esses espelhos possuem o dobro da grossura normal e na maioria das vezes costumam estar embutidos na parede. Sabemos que é o método mais vulgarmente utilizado nas casas de banho de centro comerciais e nas pequenas dependências de muda de roupa das lojas de vestuário. Quartos de hotel, pousadas e ginásios também não estão imunes. Para saber se é um espelho normal ou não, pode-se fazer o seguinte truque: "Toque na superfície reflectida com a ponta da unha. Se existir um ESPAÇO entre a sua unha e a imagem reflectida, o espelho é GENUÍNO. O espaço é equivalente à espessura do vidro do espelho, pois a parte que reflecte é a parte do FUNDO do vidro e não a parte da frente. Entretanto se a sua unha TOCA DIRECTAMENTE na imagem, NÂO havendo um espaço então CUIDADO COM ELE, POIS É UM ESPELHO DE DUAS DIRECÇÕES. A parte que reflecte é a parte da frente, não a do fundo do vidro. Então lembre-se que cada vez que veja um espelho, faça o "teste da unha". Tem que haver um espaço, caso não haja, aproveite e chame a policia, pois trata-se de um crime previsto na lei".


Os tempos em que espreitar através do buraco da fechadura a privacidade alheia é coisa de filmes antigos e ultrapassados. Hoje o "paparazzi" bem que pode ficar sentado confortavelmente, a filmar, fotografar ou simplesmente a olhar. As mulheres são sempre as mais lesadas porque parece que os ditos não são colocados nos lavabos do sexo oposto.

Cuidado com o Big Brother em forma de espelho disfarçado. Protejam-se e divulguem. Os espelhos são para nos vermos melhor e não para nos verem melhor.

Mais informações úieis: Acessa, Alissonsc e Ciência.
Fotos: Retiradas da Internet. Devidos direitos de autor a quem de direito.

0 comentários: