Econauta 2.0 = mulher ecológica + internauta
"Este novo conceito define as mulheres que tiram o melhor partido da internet e das redes sociais para serem mais ecológicas e mais activas em termos de cuidados e protecção ambiental"
arevista: Outono 2010 - Set/Out/Nov - P&G Nº 19
A importância da reciclagem, da poupança de energia e da água. Vivemos num mundo de consumo, onde uns compram mais do que precisam e de outros que precisavam apenas de sobreviver. A febre consumista é alta e as gentes acham que são melhores, mais importantes, mais reconhecidos, mais in se mais tiverem e nisso duplicam ou triplicam o lixo; em todo o tipo de embalagens e objectos. No entanto, o espírito de reciclagem, de reutilizar algo novamente, por vezes em algo novo completamente distinto, também está a enraizar-se.
Nas escolas as criança são educadas neste novo conceito, que levam para casa, obrigando a familia a pensar no futuro do planeta e no de elas próprias. Tudo o que já não nos faz falta, já não nos é necessário pode ter outra utilidade. Podemos transformar algo em outra coisa e que nos é igualmente útil nesse novo estado. O facto de lermos as notícias na net poupamos as àrvores e dinheiro também. Invés de escrevermos uma carta (e isso eu gosto), podemos enviar um email, sms ou mms. Invés de telefonarmos (se não for com algum tarifário com regalias), é fácil falar no messenger ou até no Spike, ou em video conferência através do telemóvel. Há ainda as redes sociais e os blogues. Comunicar nunca foi tão fácil e amigo do ambiente.
A energia eléctrica e a nossa conta mensal pode diminuir com as lâmpadas economizadoras. Usar o mínimo possível os sacos de plástico que são uma das maiores pragas da natureza. Envenenam a terra e os animais que de alguma forma acabam por os ingerir (ou sufocar) e muitas vezes são posteriormente nosso alimento. Ora isso não nos vai fazer nada bem ao nosso organismo, pois aquele peixe parecia tão fresco... mas tinha ingerido o plástico (que não se degrada, apenas se transforma), porque se havia decomposto em partículas mais pequenas...
As lâmpadas florescentes nunca devem ser colocadas no lixo, podem filtrar para o solo químicos altamente tóxicos, existem contentores próprios para o efeito. O mesmo podemos dizer dos medicamentos fora de prazo que devem ser entregues nas farmácias em qualquer altura; ou ainda os óleos alimentares que podem ser aproveitados para fazer Biodeisel ou sabonetes.
Ser econauta, é apenas uma questão de hábito.
Este vídeo fala por si...
0 comentários:
Enviar um comentário