BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mata Hari


Mata Hari, para quem seja um pouco mais distraído, esta senhora ficou conhecida na história por ser uma espiã. Exactamente dessas que lê-mos nos livros e vemos nos filmes. Foi imortalizada pela actriz Greta Garbo em 1931 e depois por Sylvia Kristel numa versão de 1985.

Segundo consta o seu pseudônimo significa "sol" ou "olho do dia". Nascida a 7 de Agosto de 1876, no início do século XX quiz ser professora, sem sucesso. Teve um casamento fracassado de onde nasceram dois filhos, mudando-se depois para Paris. Parece que teve por lá diversos casos amorosos com militares e políticos. O certo é que é tida durante a primeira guerra mundial como uma agente dupla entre a França e a Alemanhã, acabando por ser fuzilada a 15 de Outubro de 1917.

Dizem ainda que era uma mulher detentora de um grande charme, belíssima, sendo difícil resistir-lhe. Uma mulher perigosa, pelos vistos a vários níveis.

Mas não é só nos filmes, ou na história, que encontramos espiões. Estou em crer que há muitos por ai, camuflados como os verdadeiros e igualmente tão poderosamente maléficos (se esses forem os seus instintos). Senão em tramas mundiais pelo menos em algumas locais. Por exemplo, em um qualquer lugar próximo de si. Não possuem licença para matar, mas as suas palavras, as suas acções, (muitas vezes detorpadas), podem muito bem colocar o vosso posto em risco. Portanto não é num cinema próximo de si, mas que é próximo lá isso é. Cautela e olho vivo. recomenda-se portanto.

Fotos: Retiradas da net. Dá-se os devidos créditos aos seus autores.

0 comentários: